segunda-feira, 27 de julho de 2009

Projeto vai pagar para produtor rural que preservar nascentes

Produtor rural do Alto Tietê que restaurar e proteger remanescentes de Mata Atlântica em sua propriedade passará em breve a receber incentivos financeiros. A iniciativa será viabilizada a partir de um acordo anunciado hoje pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo, a The Nature Conservancy (TNC) e o Citi, gigante do setor financeiro mundial, para difundir o conceito do projeto Produtor de Água na bacia da região.

Trata-se de um mecanismo criado pela Agência Nacional das Águas (ANA) para combater a erosão e a sedimentação, como também aumentar a infiltração de água no solo. A meta principal é proteger as nascentes que abastecem metade da população da capital paulista (quase 11 milhões de habitantes) por meio de Pagamentos por Serviços Ambientais. O modelo, que deve ser expandido ao Alto Tietê, se baseia em experiências obtidas no sistema Cantareira.

Os recursos serão destinados à identificação de áreas prioritárias e à inicialização do desenho dos tipos dos Pagamentos por Serviços Ambientais mais adequados.

Com informações da agência Printec Comunicação

Nenhum comentário: