segunda-feira, 13 de julho de 2009

Stagium muda rotina de comunidade rural em SP


Pela primeira vez em Biritiba Mirim (SP), uma das cidades mais pobres do Alto Tietê, bolsistas do Ballet Stagium apresentaram o espetáculo “Dança da Ilha de Santa Cruz” para pequeno público na manhã deste domingo (12) na EE Adhemar Bolina. Gratuito e aberto à comunidade.

Um evento inédito para a maioria das 60 pessoas, entre professores, alunos -boa parte de famílias rurais-, e moradores do entorno da escola, localizada no Jardim Takebe. Para muitos deles, foi o primeiro encontro com a dança. “[Os alunos] Gostaram muito. Mas houve inicialmente um pouco de estranheza e, depois, veio o conforto justamente por causa da beleza do espetáculo”, disse o coordenador da escola, Vanderlei Souza.

A montagem narra a história do Brasil representada em danças étnicas, contemporâneas, folclóricas e urbanas. “Uma experiência muito interessante”, acrescentou Souza. A iniciativa deriva de uma parceria com Programa Escola da Família.

Os 36 bailarinos –todos estudantes da rede pública estadual, com idade de 11 a 15 anos- são dirigidos por Décio Otero e pela coreógrafa húngara Marika Gidali, que há 38 anos coordenam a companhia, uma das mais importantes do País.

Na imagem, trecho da montagem em apresentação realizada em março no Circuito Cultural Paulista 2009, em Itatiba (SP)

Foto: Prefeitura de Itatiba

Nenhum comentário: