quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O dia que me aproximei do crime organizado


Fui devolver uns DVDs e tomei um susto na locadora ao ver o panfleto: "O vendedor de DVD pirata é um criminoso, ele tem ligação direta com o crime organizado".

Lembrei de W. Um senhor educado, de 65 anos, pai de família, que sobrevive bravamente da venda de filmes copiados, e quem eu acabara de conhecer. Atravessa a cidade a pé, sob sol ou chuva, carregando peso. Muitas vezes não se alimenta direito, para levar o que comer para casa. Às vezes não vende. Diz que trabalha muito, diariamente. "Mas tá difícil". E foi com essa conversa que, dias antes, ele quase me convenceu a levar a promoção: dois por R$ 5. Um sete um fortíssimo, e que em nada se assemelha a um criminoso. Gente boníssima.

Voltando à locadora. Estou convicto de ter encontrado títulos de origem duvidosa dando sopa nas prateleiras. Querem apostar? Em breve, volto para tirar a dúvida. Prometo registrar tudo. Aguardem.

O 0800, aliás, é da União Brasileira de Vídeo, associação que reúne 20 das principais distribuidoras e laboratórios nacionais e internacionais.