domingo, 23 de maio de 2010

Viva o Divino Espírito Santo!

Aos 58 anos, dona Dora (à esq.) e a irmã Bernadete (à dir.) saíram de casa mais cedo neste sábado (22) para se juntar aos milhares de devotos e repetir, por mais um ano, a tradição do avô Juquinha Nunes, carregando a bandeira vermelha pelas ruas, atrás do tradicional desfile da Entrada dos Palmitos, ponto alto da Festa do Divino Espírito Santos, em Mogi das Cruzes (SP).
A bandeira, conta, é a mesma que o avô utilizava há mais de cem anos no cortejo. A imagem da pomba talhada em madeira e o mastro de guatambu são os mesmos. “A única coisa que eu reformo de vez em quando é o pano, que rasga”, acrescentou.

Junto à tradição e à fé mantidas na família Nunes, histórias da infância iam sendo contadas naquela breve conversa ao pé da calçada, enquanto o desfile seguia em marcha, com seus festeiros, violeiros, congadeiros, cavaleiros, banda e carros de boi.

Outros dois parentes – que infelizmente não memorizei os nomes – se achegam. Ao perceber o interesse na prosa de Dora e Terezinha, um deles logo avisa em tom de brincadeira: “Tem muita história sobre o Divino, mas muita lenda também”. E relembrou Nhá Zefa, a “Zefa onça”, que existiu de verdade. Mulher de beleza encantadora e olhar penetrante. “Mas parecia onça”, acrescentou Terezinha, referindo-se à braveza dela.

Viva o Divino, suas histórias e lendas!











5 comentários:

edu velasco-natureza disse...

olá td bem
legal ficou a matéria da festa do divino,e na reportagem estaum minha mãe D.Gema,minhas tias bernardete e terezinha,e meu primo adão.o Nome da Familia é Neves, e minha mãe é Gema,e naum Dora!!! ok

edu velasco-natureza disse...

me desculpe que só agora achei a materia na internet,amaha vou mostrar pra minha tia!!!
abraços

MARLON MACIEL mmacielleme@gmail.com disse...

Caro Edurado,
Obrigado pela observação. Farei as modificações. Abraços

DENNI LOPES disse...

ESSA EU POSSO FALAR!!
“MINHA “BISAVÓ JOZEFINA DE CAMARGO FRANCO” NHAZEFÁ ONÇA” SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ LEMBRADA COMO UMA MULHER IMPORTANTE NA FESTA DO DIVINO EM MOGI.
A FESTA DO DIVINO COMEÇOU EM UMA IGREJA NO BAIRRO DO BEIJA FLOR, NA CAPELA DE SANTO ALBERTO, AONDE O PAI DE NHA ZEFA, VEIO A FALECER EM CIMA DE UM CAVALO NA PROCISSÃO DO DIVINO, ESTA É A HISTORIA.

MARLON MACIEL mmacielleme@gmail.com disse...

Denni, vamos estender essa conversa. Informe email ou outra forma pra que a gente possa conversar mais a respeito. Obrigado e continue conosco... Abraços, Marlon