Aos 58 anos, dona Dora (à esq.) e a irmã Bernadete (à dir.) saíram de casa mais cedo neste sábado (22) para se juntar aos milhares de devotos e repetir, por mais um ano, a tradição do avô Juquinha Nunes, carregando a bandeira vermelha pelas ruas, atrás do tradicional desfile da Entrada dos Palmitos, ponto alto da Festa do Divino Espírito Santos, em Mogi das Cruzes (SP).
A bandeira, conta, é a mesma que o avô utilizava há mais de cem anos no cortejo. A imagem da pomba talhada em madeira e o mastro de guatambu são os mesmos. “A única coisa que eu reformo de vez em quando é o pano, que rasga”, acrescentou.
Junto à tradição e à fé mantidas na família Nunes, histórias da infância iam sendo contadas naquela breve conversa ao pé da calçada, enquanto o desfile seguia em marcha, com seus festeiros, violeiros, congadeiros, cavaleiros, banda e carros de boi.Outros dois parentes – que infelizmente não memorizei os nomes – se achegam. Ao perceber o interesse na prosa de Dora e Terezinha, um deles logo avisa em tom de brincadeira: “Tem muita história sobre o Divino, mas muita lenda também”. E relembrou Nhá Zefa, a “Zefa onça”, que existiu de verdade. Mulher de beleza encantadora e olhar penetrante. “Mas parecia onça”, acrescentou Terezinha, referindo-se à braveza dela.
Viva o Divino, suas histórias e lendas!
5 comentários:
olá td bem
legal ficou a matéria da festa do divino,e na reportagem estaum minha mãe D.Gema,minhas tias bernardete e terezinha,e meu primo adão.o Nome da Familia é Neves, e minha mãe é Gema,e naum Dora!!! ok
me desculpe que só agora achei a materia na internet,amaha vou mostrar pra minha tia!!!
abraços
Caro Edurado,
Obrigado pela observação. Farei as modificações. Abraços
ESSA EU POSSO FALAR!!
“MINHA “BISAVÓ JOZEFINA DE CAMARGO FRANCO” NHAZEFÁ ONÇA” SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ LEMBRADA COMO UMA MULHER IMPORTANTE NA FESTA DO DIVINO EM MOGI.
A FESTA DO DIVINO COMEÇOU EM UMA IGREJA NO BAIRRO DO BEIJA FLOR, NA CAPELA DE SANTO ALBERTO, AONDE O PAI DE NHA ZEFA, VEIO A FALECER EM CIMA DE UM CAVALO NA PROCISSÃO DO DIVINO, ESTA É A HISTORIA.
Denni, vamos estender essa conversa. Informe email ou outra forma pra que a gente possa conversar mais a respeito. Obrigado e continue conosco... Abraços, Marlon
Postar um comentário