sexta-feira, 26 de junho de 2009

Quem tem medo de jornalista?

Leio hoje à tarde na internet a notícia de que o Sincor -Sindicato dos Corretores de Seguros, de Empresas Corretoras de Seguros, Resseguros, de Saúde, de Vida, de Capitalização, de Previdência Privada no Estado de São Paulo, ufa!- promove hoje e amanhã, em Guararema, um treinamento com seus diretores executivos e regionais.

Esses profissionais vão, entre outros, “aprender a falar com a imprensa”. A proposta é criar uma cultura de aproximação e de bom relacionamento com os homens da mídia. Segundo o Portal Segs, “os diretores são líderes frequentemente procurados por jornalistas, por isso o preparo é importante para difundirem melhor os conceitos do tema seguro para a população”. E acrescenta: “O treinamento também os preparará para agir como imprensa, já que está sendo aberta oportunidade de cada diretor regional ter espaço numa rádio ou TV local para abordar o tema seguros”.

Fiquei interessado e decidi saber mais dessa história. No site do Sincor não obtive mais informações do evento, mas encontrei o telefone dos escritórios regionais. Anotei o número que interessava e liguei para o diretor responsável, que não se encontrava. Atenciosa, a secretária me ajudou a localizá-lo, fornecendo o número do celular. Liguei:

- (eu) Alô, fulano?
- (ele) Sim. Quem fala?
- Aqui é Marlon, jornalista. Tô falando de Mogi das Cruzes. É sobre o treinamento que vocês vão fazer hoje e amanhã em Guararema...

- (ele) Sei, mas quem é você?
- (eu) Sou Marlon, jornalista.

- (ele) Quem você representa?
- (eu) Como assim? (eu já não acreditava no que estava acontecendo).

- (ele) Não sei qual é o seu interesse. Não tô entendendo o que você quer. Esse é um evento interno, só para diretores. Não é para jornalistas!
- (eu) Eu não quero participar, quero conversar com alguém sobre o evento. Uma entrevista. Só quero saber desse cuidado em preparar os profissionais do Sincor para saber como se relacionar com a imprensa...
- (ele) Ah, sim. Mas é que agora tô entrando numa reunião e não posso falar...
- (eu) Posso ligar mais tarde?

(silêncio)

- (ele) Então, faz o seguinte... me liga na segunda.
- (eu) Mas é que aí o treinamento já foi, e eu queria antecipar o assunto – se achar interessante...
- (ele) Acho sim. Só que eu tô numa reunião, me liga depois.
- (eu) Que horas?
- (ele) Às 18h30.
- (eu) OK. Até mais então. Obrigado.
- (ele) Obrigado você.

Pensando bem, o tal treinamento vem na hora certa. Quem propôs sabia o que estava fazendo. Tomara que seja útil em eventuais entrevistas. Não foi dessa vez...

Nenhum comentário: