terça-feira, 2 de junho de 2009

Três momentos de uma notícia em primeira mão

A busca por destroços do voo AF 447 da Air France gerou uma enxurrada de informações e abasteceu todos os telejornais da Globo, desde as primeiras horas desta terça-feira.

Momento 1: O Bom Dia Brasil entra ao vivo com as repórteres Giovana Teles, de Brasília, e Bianka Carvalho, de Recife. Giovana aparece primeiro no vídeo trazendo informações da Aeronáutica. Tudo muito protocolar e nada revelador. Chega a vez de Bianca. A repórter informa ter notícias de que um radioamador, com quem disse ter conversado momentos antes, afirmara que os pilotos da FAB teriam avistado poltronas e marcas de querosene no mar. Era o fato novo. Só que a Aeronáutica não confirmava. Dúvida e apreensão entre os jornalistas. E o BDB não deu o devido destaque à informação. De novo no ar, Giovana Teles chega a “repreender” o anuncio da colega, sugerindo que não seria possível alguém dizer algo antes da própria Aeronáutica. E acabou nisso.

Momento 2: No Jornal Hoje, a mesma Giovana volta para relembrar o caso e não menciona a versão do radioamador trazida por Bianka Carvalho no BDB.

Momento 3: Na abertura do primeiro bloco do JN, as principais notícias do dia sobre o voo AF 447. A apresentadora Fátima Bernardes anuncia a confirmação de que os objetos avistados são realmente do avião desaparecido e dá o crédito à desconhecida repórter de Recife. Mais do que justo.

Reprodução: Marlon Maciel

Nenhum comentário: