sábado, 28 de novembro de 2009

Chegou!


A partir de hoje o Informativo Imóveis, projeto idealizado e concebido por jornalistas, passa a circular quinzenalmente nas principais cidades do Alto Tietê. E o melhor: distribuição gratuita.

Reforma consciente, locações para a temporada, os efeitos do IPI reduzido na construção, segurança em condomínios de luxo, entre outros, são alguns dos assuntos nesta edição Nº 1.

Posso afirmar que o resultado já está agradando. E ainda tem novidade para o próximo número. Mas antes você precisa conhecer o primeiro. Se ainda não pegou seu exemplar, confira aqui a versão digital do novo jornal especializado no setor.

As fotografias são do experiente e querido Maurício Builcatti. Edição e reportagem por conta deste que vos escreve.

Acredito que ainda cabe um relato, diria... curioso. Para entender um pouco o início desta história.

Na noite do último dia 13, sexta-feira, o Maurício, por acaso, me convida pelo MSN para abraçar com ele o desafio de colocar o jornal na rua. Maaassa... quanta honra! Só que isso teria de ser feito em 48 horas, ou seja, até o dia 15. Estourando. Daí, o tempo fechou.

Conversa daqui, conversa de lá e pronto. Refeitos os prazos, fomos às ruas, em busca de histórias e personagens. Todo o trabalho, da apuração ao fechamento, foi concluído entre a manhã de segunda (16) e a madrugada de sexta (20). Deu certo.

Agora, é trabalhar de olho no próximo deadline e ir capitalizando os frutos desta experiência tão enriquecedora. Que Deus nos abençoe!

O livro mais cabeludo de todos os tempos e outras mais

Artistas, jornalistas e intelectuais irão se reunir na próxima segunda (30), em São Paulo, para o lançamento do livro “Para vosso prazer, para vosso deleite e para vossa diversão: O Teatro do Ornitorrinco 1977-2008” (Imprensa Oficial). Das 20 às 22 horas no Spot Restaurante (Alameda Ministro Rocha Azevedo, 72, Cerqueira César).

O Teatro do Ornitorrinco (Imprensa Oficial) é um livro de depoimentos. Resultado da soma entre a atriz e organizadora da obra, Christiane Tricerri, o designer gráfico Victor Nosek e o jornalista Guy Corrêa, responsável por 80 horas de entrevistas com Rosi Campos, José Rubens Chachá, José de Anchieta, Ary França, Eduardo Silva e Maria Alice Vergueiro, uma das fundadoras do grupo ao lado de Cacá Rosset e Luis Roberto Galízia. O livro comemora os 30 de história do grupo paulistano.

Foram três anos e meio de pesquisa, conta Corrêa. O trabalho começou em setembro de 2005 e terminou em março desse ano. Foram mais seis meses até a finalização da obra em setembro. O jornalista entrou para o projeto a convite de Christiane Tricerri. “Comecei a acompanhar o Ornitorrinco aos 16 anos. Foi assim que acabei conhecendo essas pessoas”, disse.


Acima, capa do convite para o lançamento do livro.


Depois de escrever “O Hóspede Perplexo” (Ficções, 2008), Corrêa já se prepara para seu novo romance, ainda sem nome, que será ambientado no Centro de São Paulo. Ele começará a escrever no ano que vem, para lançá-lo em 2011. “Num ano eu escrevo e, no outro, leio; não consigo fazer as duas coisas ao mesmo tempo”.

E tem mais... O poeta, que também é músico, vai se dedicar durante o primeiro semestre do ano que vem ao seu novo disco, “Fossa Nova”. Será gravado no Rio de Janeiro, com produção de Luciano Garcez. “Vou regravar músicas do primeiro trabalho e também vamos acrescentar coisas que senti falta, como vocais femininos e metais”, antecipou.

Trará uma canção inédita, “Cabelos Brancos”, de Herivelto Martins, e outra do próprio Luciano Garcez. As demais são de autoria de Guy Corrêa. Serão 11 faixas ao todo. Aguardem.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

190, desinteligência e a cultura de paz


Chamadas de menor relevância representaram de janeiro até a primeira quinzena de novembro desse ano, nas cidades do Alto Tietê, cerca de 20% do total de atendimentos (82.925) realizados pelo 190, o telefone para emergências da PM. Isso significa que a polícia foi obrigada a deslocar viaturas nada menos que 16.289 vezes para atender casos banais, como briga entre vizinhos.

E a tendência é que esse número aumente ainda mais, segundo as estatísticas.

De janeiro a dezembro de 2008, 17.728 dos 83.100 pedidos de socorro feitos pelo serviço telefônico tratavam de situações que poderiam facilmente ser solucionadas com diálogo, dispensando a intervenção policial.

A PM, no entanto, já estuda como reverter esse quadro. E já sabe que a mudança terá de começar pela mentalidade das pessoas. “É uma situação demasiada. Precisamos trabalhar uma cultura de paz na comunidade”, disse o comandante do CPAM-12 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano), coronel Milton Nomura (foto).

Para reduzir os índices, evitando deslocamentos desnecessários e mantendo a presença do policiamento em pontos críticos, a PM orienta que as chamadas via 190 sejam feitas somente em situações suspeitas ou de emergência. “Se já aconteceu, não adianta ligar para o 190. O melhor a ser feito [pela vítima] é procurar a delegacia mais próxima para registrar o boletim de ocorrência. O 190 não vai evitar um crime que já aconteceu”, considerou Nomura.

Foto: Maurício Builcatti

domingo, 15 de novembro de 2009

Police love



Que tal a ideia de, no seu casamento, conduzir a noiva a bordo de um modelo Ford Taurus, ano 1998, inteiramente original, utilizado pela polícia californiana?

Foi o que aconteceu neste final de semana.

Este aí da foto, segundo o responsável pelo transporte, desembarcou recentemente dos Estados Unidos e, ontem, seguia pela Dutra com destino a Lorena (SP), no Vale do Paraíba, a 190 quilômetros da capital, onde levaria a primeira-dama até a porta da igreja.

Assim que vi, me aproximei e pedi para fotografar. O guincheiro, gente finíssima, topou na hora... e me disse que até já tinha levado carteirada de policiais rodoviários. “Me fizeram parar para tirarem foto ao lado do carro”.

A máquina pertence a um colecionador paulistano. Soube que ele ainda possui uma das viaturas da Swat e uma motoca igualzinha a do Chips, seriado americano dos anos 1980.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Pão com piada pronta

Breve diálogo logo depois de terminar um lanchinho –sanduíche de três queijos com tomate- no final desta tarde:

- "Esta baguete está tão bonita que dá vontade de comê-la também", comentei com minha mulher.
- "Isso já é gula", alertou ela.
- "Gula, não... é só um elogio", justifiquei a tentação.

À luz do Jornalismo


Páginas para entrar para a história. A Folha, por exemplo, praticamente transformou hoje o caderno Cotidiano em um especial do apagão. Um (mais um) episódio para não ficar às escuras.

Geisy em novo modelito na TV Estadão

A estudante da Uniban, Geisy Andrade, apresentou seu novo guarda-roupa durante entrevista à repórter Giulianna Correia na TV Estadão. Será o fim do vestidinho rosa-choque?

Deixando o assunto moda, a entrevista também contou a participação da procuradora da Justiça do Estado de São Paulo, Luiza Eluf, que falou sobre os direitos da mulher à sexualidade.

Bispos celebram missa diante do túmulo do apóstolo Pedro

A missa aconteceu ontem sobre o túmulo de São Pedro, que se encontra na Basílica de São Pedro, no Vaticano, Roma.

Na imagem (da esq. p/ dir.), os bispos da CNBB (Regional Sul I), Dom Airton José dos Santos, bispo de Mogi das Cruzes e secretário-geral da RS I; Dom Nelson Westrupp, SCJ, bispo de Santo André e presidente da RS I; e Dom Benedito Beni dos Santos, bispo de Lorena e vice-presidente da RS I.

Colaboração de José Luis de Zayas, padre dos Arautos do Evangelho e blogueiro. Com informações do portal da Diocese de São André.

Leia também "Bispo de Mogi das Cruzes volta a se reunir com Bento XVI" e "Habemus bispo!".

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Da série "Refor Mortográfica"

Em Aparecida (SP), no Vale do Paraíba, a 170 quilômetros da capital, o bailão está garantido.

Foto: Carol do Prado